Mar de Letras
Jornal do Agrupamento de Escolas Cego do Maio
Pesquisa

Linhas e travessas
Por Margarida Silva (Professor), em 2015/06/30885 leram | 0 comentários | 212 gostam
Entre linhas e travessas a Cego do Maio uma vez mais mostrou a sua fibra.
E é FIBRA ÓTIMA!
No passado dia 26 de junho, logo pela manhã, de sorrisos luminosos como o Sol que há pouco tinha nascido, quarenta adultos da comunidade escolar da Cego do Maio, saíram da escola sede do agrupamento e rumaram à ciclovia que liga a Póvoa de Varzim a Famalicão.
Destino: S. Pedro de Rates.
Objetivo: desfrutar de um excelente dia entre amigos que por um feliz acaso, também são colegas de trabalho.
A ritmos diferentes, mas com o mesmo entusiasmo, a alegria esteve presente a cada passo, fosse com os versos com que a Mécia e a Adelaide nos brindaram, fosse com a conversa espontânea que surgia a todo momento no grupo.
E para que o almoço soubesse ainda melhor, saímos da linha e subimos entre milheirais e eucaliptos até ao Campo de Tiro de Rates/Póvoa. Aí, numa ampla sala, inundada por uma límpida luz natural, aguardava-nos uma acolhedora mesa, onde saboreamos entre fotos e gargalhadas uma variada, saborosa e merecida refeição.
Retemperadas as forças e reforçados os laços entre os comensais, era hora de prosseguir em direção ao nosso destino. Depois de serpentearmos a estrada que nos levou ao almoço, regressámos à antiga linha e, daí a Rates, foi um tirinho (ou não viéssemos nós, do campo deles). E um pouco mais à frente… aí estavam elas… as verdadeiras e originais travessas da linha férrea, que mais do que nos permitir atravessar o riacho, deram-nos passagem ao tempo e à atmosfera tão próprios de Rates! Terra de lendas e História, como nos contou o guia turístico; terra de peregrinos e Caminho; terra que não nos cansamos de visitar e que nos faz sentir que “temos de voltar… temos de voltar…”
E foi com essa promessa na mochila e bem ao “jeito de ser Cego do Maio” – Respeito pela diversidade – que regressamos a casa, uns pela linha, outro de autocarro, mas todos a fazer planos para mais dias assim.

Boas férias! E grandes aventuras!
Margarida Marinha da Silva

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe