Mar de Letras
Jornal do Agrupamento de Escolas Cego do Maio
Pesquisa

Dia Mundial da Liberdade de Imprensa - 3 de maio
Por Ana Ribeiro – Be/cre (Professora), em 2014/05/02454 leram | 0 comentários | 111 gostam
No próximo sábado, 3 de maio, é celebrado o Dia Internacional da Liberdade de Imprensa. A data foi criada pela Unesco em 1993.
A Unesco tem como um dos seus pilares de atuação a promoção da liberdade de expressão e da liberdade de imprensa como um direito humano fundamental.

O jornalista investigativo turco Ahmet Sik venceu a edição de 2014 do Prémio Mundial de Liberdade de Imprensa UNESCO-Guillermo Cano. Com 44 anos de idade, Sik é um defensor expressivo de liberdade de expressão, dedicando a sua carreira a denunciar casos de corrupção e abusos de direitos humanos.
Membro da União Turca de Jornalistas, além de já ter trabalhado em diversos jornais do país, ele também atuou como fotojornalista na revista Nokta e na agência de notícias Reuters.

Em março de 2011, pouco antes da publicação de seu livro “The Imam’s Army” (“O Exército do Imã”), ele foi detido sob a acusação de estar ligado a uma organização terrorista.
Além de ter o seu livro apreendido, as instalações da editora da obra e do jornal Radikal, para quem Sik trabalhava, foram revistadas. Libertado em 2012, mas ainda aguardando pelo julgamento que pode condená-lo a 15 anos de prisão, Sik retomou as suas atividades profissionais e, durante o verão de 2013, foi ferido durante as manifestações no Parque Gezi, em Istambul.
http://segurancadejornalistas.org/

Mais informação: www.bibescola.worpress.com

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe