Mar de Letras
Jornal do Agrupamento de Escolas Cego do Maio
Pesquisa

Estudar inglês: porque é tão importante?
Por Ana Ribeiro – Be/cre (Professora), em 2013/04/241714 leram | 0 comentários | 243 gostam
Para uma pergunta tão simples, uma resposta mais simples ainda: PARA FALAR A LÍNGUA DO MUNDO.
Muitos se perguntam o porquê da importância de saber a língua inglesa, e por mais que a resposta seja justificada por milhões de evidências, muitos alunos ainda mostram relutância e decidem continuar sem aprender … Bom, esses estão a perder milhentas oportunidades!
O inglês é uma língua falada mundialmente por inúmeras pessoas, é a base de tudo, é a segunda língua padrão da maioria… Prova disso é o facto de que é impossível não perceber a presença do inglês no seu dia-a-dia: aparece num manual de instruções, numa etiqueta de roupa, em filmes, no telemóvel, computador, etc.
Então, realmente não é tão difícil responder a questão proposta no título…
Os grandes nomes do cinema, da música e da literatura têm as suas obras-primas originalmente (podem ter versões traduzidas) lançadas em inglês. É crucial saber a língua inglesa para absorver toda a cultura que o artista inseriu na sua arte, porque somente a língua oficial da obra contém toda a essência que o autor de facto queria transmitir … Uma tradução feita sobre algo de valor cultural tira grande parte do sabor que ele deveria ter na sua forma original. Exemplos disso são os filmes dobrados (principalmente os de comédia, visto que a maioria das piadas se dão por conta de trocadilhos que não podem ser traduzidos com o mesmo efeito) e as músicas “abrasileiradas” (que por conta da rima perdem praticamente todo o seu significado, ficando muitas vezes sem noção alguma).
Na wikipedia em português constam mais de 560.000 artigos, em inglês são mais de 3.258.000! É uma diferença de quase 500%!
Muitas pessoas têm TV por cabo, mas não podem assistir aos noticiários e até talk shows (alguns excelentes por sinal) porque não entendem inglês.
Pessoas de vários países têm a necessidade – social e comercial – de trocarem informações, estabelecendo uma comunicação eficiente. Nada mais natural que, com o passar do tempo, um único idioma fosse escolhido para facilitar este processo. O Inglês é a língua comum entre os turistas do mundo todo.
É o idioma da Internet, das relações comerciais entre países, da troca de informações importantes para o desenvolvimento de negócios e de pessoas. É também um caminho para conhecermos pessoas de outras culturas e com elas trocarmos experiências, virtuais ou reais, que de outra forma jamais teríamos.
Que o Inglês se tornou uma necessidade básica nas nossas vidas não é novidade para ninguém. Pesquisas realizadas por organizações da área de recursos humanos confirmam: dominar este idioma pode ser a garantia de um salário até 60% mais alto e, claro, maiores oportunidades de ser promovido. Basta ver os jornais e verificar quantos anúncios de empregos inclui, nos requisitos, o domínio de, pelo menos, um idioma: o Inglês.
O Inglês é necessário para quem deseja se qualificar – se como cidadão do mundo, derrubar fronteiras e fazer parte de um futuro onde todos comunicam, trocam experiências e vivem uma nova realidade, mais moderna, eficiente, rápida e, quem sabe, solidária?


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe