Mar de Letras
Jornal do Agrupamento de Escolas Cego do Maio
Pesquisa

Tertúlia «Escola sem máscara: a escola que temos»
Por Be/cre Cego do Maio (Professor), em 2013/04/242190 leram | 3 comentários | 1490 gostam
Decorreu hoje, 24 de abril, na BE Cego do Maio, duas tertúlias/debate subordinadas ao tema «Escola sem máscara: a escola que temos».
Nestas tertúlia intervieram alunos do 5º, 6º, 8º e 9º anos, moderados pelas Prof. Fátima Veloso e Ana Martins.
Depois da apresentação da Tertúlia, à imagem de um programa/debate televisivo os mais de cem alunos participantes foram convidados a visualizar um documentário sobre os «Desafios da Educação na Escola» onde se procurava responder às questões «Qual a função da Escola?» e «Quais os desafios da educação na escola?».
Neste documentário surgiram respostas a estas questões que reforçavam o desafio da escola hoje no sentido de «despertar para aprender, capacitar para pensar, desenvolver o sentido crítico, estimular a criatividade útil, fomentar a autonomia intelectual, favorecer o compromisso ético, incentivar o espírito de solidariedade, incentivar a participação social, fortalecer a vontade de vencer e incentivar o respeito, a generosidade e a cooperação».
Depois desenvolveu-se um diálogo/debate com os alunos, moderado pela professora Ana Martins, que com estes refletiu sobre as 10 funções da escola procurando aplicá-las à situação real da nossa escola. Um dos alunos referiu que «as aulas são uma "seca" quando nós as tornamos "seca", porque nós muitas vezes não colaboramos. Há recursos que poderiam ser mais utilizados, como os vídeos, em vez de estarmos só a ler o livro e o professor a falar». Outras opiniões referiam que «também já estamos cansados de ver projeções de PowerPoint». Contudo concluíram que o problema está na «nossa motivação: temos que estar dispostos a aprender».
Depois deste tema passou-se ao segundo: «o papel da escola e a missão dos pais», partindo da situação «a criança vê… a criança faz…». Verificou-se que «existe um papel que a escola e os professores não podem assumir: é a missão dos pais (pai e mãe)».
No geral, os alunos reforçaram a ideia de que, muitas vezes, fazem na escola aquilo que veem os pais fazer em casa. Nós imitamos muito os comportamentos dos mais velhos.
Daí que os alunos fossem convidados a partilhar os seus problemas com os professores para que estes os possam compreender melhor e ajudar mais.
Um terceiro tema foi sobre o papel dos professores, que começou com um documentário intitulado «Professores, façam-se respeitar!» e que mereceu os aplausos dos alunos, que salientaram a necessidade dos professores serem mais respeitados, não só por eles próprios, mas também pelos encarregados de educação e pela sociedade em geral.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe