Mar de Letras
Jornal do Agrupamento de Escolas Cego do Maio
Pesquisa

Dia Universal dos Direitos da Criança
Por Be/cre Cego do Maio (Professor), em 2017/11/24182 leram | 0 comentários | 57 gostam
20 de Novembro – aniversário da Convenção da ONU sobre os Direitos da Criança – as crianças fazem ouvir as suas vozes em solidariedade para com as crianças mais desfavorecidas e vulneráveis do mundo.
A Biblioteca da EB1/JI do Século dinamizou sessões com as turmas de 4.º ano sobre os Direitos da Criança.
Após ouvirem a história “Um em sete” de Gianni Rodari (Apesar de sete meninos, de diferentes lugares do mundo, serem diferentes em tudo e não falarem a mesma língua, existe algo que os aproxima e que não é necessário traduzir: o riso. De maneira muito delicada, o autor mostra a falta de sentido em se fazer guerra) e visionarem um vídeo relacionado com o tema, os/as alunos/as foram convidados a lerem histórias reais sobre quatro crianças , criando-se posteriormente um espaço de debate para expressarem a sua opinião sobre os direitos das crianças que não estavam garantidos nas histórias apresentadas.
Pretendeu-se assim explorar os obstáculos na vida de algumas crianças que não podem frequentar a escola, desenvolver a sensibilidade dos/as alunos/as para circunstâncias de vida variadas e reconhecer as barreiras que impedem milhares de crianças de ir à escola.
No Dia Universal dos Direitos da Criança vamos unir-nos pelas crianças mais vulneráveis e mais difíceis de alcançar no mundo.


Comentários

Escreva o seu Comentário