Mar de Letras
Jornal do Agrupamento de Escolas Cego do Maio
Pesquisa

ENCONTRO ERASMUS+ EM ITÁLIA
Por Ana Ribeiro – Be/cre (Professora), em 2017/03/201190 leram | 0 comentários | 202 gostam
Realizou-se entre os dias 13 e 18 de março um encontro com alunos do Projecto Erasmus+ “VEAC: Values– the essence of an active citizen” na escola parceira de Itália Ic. Laura Lanza Baronessa di Carini, Palermo, Sicília.
Neste encontro participaram 6 alunos da EB 2.3 Cego do Maio da Póvoa de Varzim e 4 alunos da escola parceira da Croácia, sendo acompanhados por dois docentes de cada uma das escolas. Os alunos ficaram alojados em casa das famílias dos alunos italianos e participaram ao longo da semana em diversas actividades escolares em ambiente de sala de aula e em ambientes ao ar livre.
Neste encontro, estiveram ainda presentes vários docentes das restantes escolas do projecto (Estónia, Turquia, Noruega e Polónia) para a realização do 2.º encontro transnacional do projecto mas que também, nalguns momentos participaram e observaram actividades produzidas pelos nossos alunos.
Ao longo da semana os alunos participaram em vários workshops de artes, desporto, ciências e história. O objectivo destas actividades foi criar oportunidades aos alunos para usufruírem de ambientes de aprendizagem diversificados e encontrarem novas formas de ocupação dos seus tempos livres – tema dedicado a este encontro em Itália. Todos os alunos envolvidos no projecto nas diferentes escolas estão a responder a um questionário que será analisado pelos seus pares.

As equipas chegaram a Palermo no dia 12 de março e foram recebidas no aeroporto pelas famílias de acolhimento que amavelmente os levaram a visitar a cidade de Palermo.
No dia 13, professores e alunos foram acolhidos na escola Laura Lanza Baronessa di Carini às 9 horas e assistiram a um espectáculo de boas-vindas preparado pelos alunos italianos. De seguida, visitaram os diferentes espaços escolares. Após o almoço que se realizou na escola, os alunos e docentes acompanhantes participaram num workshop de artes.
No dia 14, realizou-se uma breve visita a igrejas do centro histórico de Carini, local onde muitas das aulas de história são leccionadas e assistiu-se a uma aula de história in loco. De seguida, todas as equipas foram recebidas nos Paços do Concelho pelo Presidente da Câmara Municipal de Carini que após um breve discurso acompanhou os participantes numa visita guiada ao Castelo de Carini e ao Museu de Marionetas. Esta atividade foi acompanhada pela Televisão local, que realizou uma pequena reportagem sobre o Projeto. Após o almoço na escola, os alunos terminaram o workshop de Artes e procedeu-se à troca das Caixas de Valores que têm acompanhado simbolicamente todas as mobilidades.
No dia 15, realizou-se uma visita à Reserva Natural de Terrasini Caporama. Neste local assistiu-se a uma aula de Ciências Naturais, tendo os alunos observado a Flora, Fauna e vários elementos geológicos. Após o almoço na escola, os alunos foram acompanhados pelos professores italianos até ao Centro desportivo de Pasqualino onde participaram em vários actividades desportivas e conviveram com a equipa de futebol de Palermo. Neste local, uma outra equipa de televisão entrevistou os professores acompanhantes de Portugal e Croácia sobre as impressões dos alunos nesta iniciativa.
No dia 16, todos os professores e alunos presentes no encontro participaram numa visita a Trapani, cidade localizada a 90 km de Carini, onde participaram numa visita guiada às salinas, tendo apreciado a paisagem e observado através de telescópios a vida selvagem, particularmente os flamingos. Após um almoço convívio, a viagem seguiu até uma vila medieval, onde os alunos puderam usufruir em conjunto de alguns momentos livres. À noite, as famílias de acolhimento reuniram-se para um jantar de despedida.
No dia 17, durante o turno da manhã os alunos assistiram e participaram em diversas aulas na escola.
No dia 18, as famílias de acolhimento conduziram os alunos ao aeroporto onde demonstraram emotivamente o agrado por terem recebido os nossos alunos. Por seu lado, estes manifestaram tristeza por terem de partir. Ficaram laços de amizade criados que irão continuar futuramente.

Este encontro realizou-se precisamente um ano depois do encontro internacional na escola Cego do Maio e foi a penúltima mobilidade deste projecto. O último encontro realizar-se-á na Croácia entre os dias 7 e 12 de maio.



Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe