Mar de Letras
Jornal do Agrupamento de Escolas Cego do Maio
Pesquisa

Encontro na Turquia - Projeto Erasmus+
Por Ana Ribeiro – Be/cre (Professora), em 2017/02/221838 leram | 0 comentários | 878 gostam
Realizou-se entre os dias 12 e 18 de fevereiro o 2.º encontro de formação para docentes no âmbito do Projeto Erasmus+: VEAC: Values–The Essence of an Active Citizen.
O encontro foi organizado pela escola parceira turca, Sehit Heritage Site Ertük Ortaokulu, localizada na parte oeste da cidade de Istambul, que sendo a maior cidade da Turquia não é a sua capital. A capital turca é Ancara.

Os recentes acontecimentos políticos, com a tentativa de golpe de estado em junho de 2016, levaram à mudança do nome da escola. Atualmente a escola tem o nome de um soldado que morreu durante os confrontos. A maioria das escolas turcas têm o nome de figuras de estado e dentro do edifício e os materiais de ensino, como os manuais, possuem as insígnias de estado. Por toda a cidade vêm-se enormes bandeiras nacionais hasteadas visíveis particularmente ao longo do Bósforo (estreito que liga o mar Negro ao mar de Mármara e marca o limite dos continentes asiático e europeu na Turquia).

Os professores participantes do AE Cego do Maio manifestam uma grande satisfação por ter estado entre as escolas parceiras do projecto que decidiram participar no encontro de formação planeado, o que mostrou a confiança e cooperação entre a escola turca e as escolas parceiras presentes (Portugal, Noruega, Estónia e Croácia).

Durante os sete dias de permanência em Istambul não surgiu qualquer sentimento de insegurança ou medo. Os habitantes são extremamente simpáticos, educados e hospitaleiros mostrando uma enorme preocupação com o futuro do país e lamentam que a fonte principal de rendimento, o turismo, tenha sofrido uma queda de 75%. Apesar de se notar restaurantes com poucos clientes turistas e lojas vazias, os proprietários e vendedores solicitavam à nossa passagem a entrada nos estabelecimentos mas mantiveram sempre uma atitude de cortesia e respeito. Na passagem pelos bazares e ruas cheias de restaurantes foi interessante verificar que todos eles falam um pouco de português perguntando sempre pelos nossos futebolistas Quaresma, Nani, Ronaldo. Em diferentes situações, vários turcos afirmaram ter um carinho especial pelo povo português com o qual se identificam pela simpatia mas particularmente pela sensibilidade e naturalidade com que manifestam afectividade.

Istambul é uma cidade mágica e majestosa e os seus valores históricos e artísticos estão presentes nos manuais escolares e são transmitidos aos alunos em visitas de estudo utilizando também as novas tecnologias.
No decorrer da formação realizada – Ler a cidade (utilização de aplicativos móveis – Geocaching e Huntzz) os professores participantes conheceram, por exemplo a Basílica de Santa Sofia, conhecida como Hagia Sophia (que significa “Sagrada Sabedoria”), o principal edifício histórico de Istambul. Foi construída na época em que Constantinopla era a capital do Império Bizantino, entre 532 e 537, pelo Imperador Justiniano I. Com a queda de Constantinopla em 1453, a Basílica foi transformada em Mesquita pelos muçulmanos e desde 1935 foi transformada num museu, quando Kemal Atatürk assumiu o poder da Turquia e a transformou em um país laico.
A Mesquita Azul é também chamada Mesquita do Sultão Ahmet. Foi construída no início do século XVII, quando a cidade já estava em poder dos turcos otomanos e é a única mesquita de Istambul que possui seis minaretes. A mesquita foi construída em estilo clássico otomano e na época, o Sultão Ahmet, quis fazê-la com grandiosidade e beleza para se contrapor à imponência da Basílica de Santa Sofia.

Sendo este um projeto sobre Valores há que destacar que neste encontro na Turquia sobressaíram a excelente hospitalidade, o calor humano, a tolerância e o respeito pelos idosos, animais e tradições e os sabores maravilhosos de diferentes iguarias.

Na troca das caixas de valores coube a Portugal trazer para a escola a caixa da Turquia, que contém os valores dos países por onde já passou e que se encontra na Biblioteca até à próxima mobilidade com aos alunos a Itália.

Obrigada à equipa da escola turca pela organização da formação e acolhimento na sua escola bem como pelos momentos inesquecíveis vividos fora do ambiente escolar e pela oportunidade de conhecer e viver a calorosa hospitalidade turca!

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe