Mar de Letras
Jornal do Agrupamento de Escolas Cego do Maio
Pesquisa

Viagem ao tempo do Condado Portucalense
Por Mónica Marques (Professora), em 2016/12/05752 leram | 0 comentários | 131 gostam
Visita ao Paço dos Duques e ao Castelo de Guimarães.
No dia 23 de novembro de 2016, os alunos do 4.º ano das escolas de Nova Sintra e da Giesteira visitaram o Paço dos Duques e o Castelo de Guimarães, onde nasceu D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal.
Saímos da escola por volta das 9 horas, no autocarro da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim. Quando chegamos a Guimarães, dirigi-mo-nos aos Paço dos Duques e assistimos a uma peça de teatro de marionetas sobre a fundação do Condado Portucalense.
de seguida fomos visitar a castelo de Guimarães e a capela de S. Miguel, onde foi batizado o primeiro rei de Portugal. estes edifícios foram construídos no século X.
Depois voltamos ao Paço dos Duques. Este edifício, so século XV, foi mandado construir por D. afonso I, Duque de Bragança, para a sua segunda mulher, D. Constança de Noronha.
Nesta visita aprendemos algumas curiosidades: naquela época, como não havia guardanapos, as pessoas limpavam as mãos ao pêlo dos cães, os punhais serviam para cortar os alimentos e para fazer a barba também e "levantar a mesa" significava transportar a mesa para outro lugar.
no final desta visita tiramos uma fotografia de grupo junto à estátua de D. Afonso Henriques.
esta visita foi gratificante pois tivemos conhecimentos de muitos factos sobre o primeiro rei de Portugal, sobre a nossa história.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe