Mar de Letras
Jornal do Agrupamento de Escolas Cego do Maio
Pesquisa

ENCONTRO ERASMUS+ EM PORTUGAL
Por Ana Ribeiro – Be/cre (Professora), em 2016/03/291189 leram | 0 comentários | 187 gostam
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ENCONTRO QUE SE REALIZOU ENTRE OS DIAS 14 E 18 DE MARÇO.
Estiveram presentes 39 representantes de cada uma das escolas parceiras no projeto:
Croácia: 5 alunos (2 rapazes e 3 raparigas - uma com necessidades educativas especiais) e 3 professoras
Estónia: 4 alunos (2 rapazes e 2 raparigas) e 2 professoras
Itália: 5 alunos (2 rapazes e 3 raparigas) e 1 professor e 1 professora
Noruega: 4 alunos (2 rapazes e 2 raparigas) e 1 professor e 1 professora
Polónia: 4 alunos (2 rapazes e 2 raparigas) e 1 professor e 1 professora
Turquia: 4 alunos (2 rapazes e 2 raparigas) e 1 professor e 1 professora

A chegada à Póvoa de Varzim aconteceu no dia 13 de março, domingo. Todas as equipas se reuniram no Grande Hotel da Póvoa (onde a maioria dos professores ficou alojado). Pelas 17h00 realizou-se um encontro-lanche com as famílias dos alunos que acolheram os alunos estrangeiros nas suas casas durante esta semana. Neste encontro foram entregues as pastas com o programa, procedeu-se à explicação do mesmo e acertaram-se horários com as famílias.
Doze famílias colaboraram com o Projeto e acolheram cada uma dois alunos em suas casas, responsabilizando-se pela sua deslocação de e para a escola durante o encontro e pelas refeições (exceto almoços).
As famílias foram previamente selecionadas tendo-se realizado dois encontros no mês de fevereiro com a equipa do Projeto para prestar esclarecimentos. A troca de informações com os países parceiros e a realização de questionários aos alunos estrangeiros e aos alunos portugueses permitiu que alunos e famílias conseguissem estabelecer um contacto prévio através das redes sociais e emails.
Entre os dias 14 e 18 de março realizaram-se as atividades previstas no Programa.
As diferentes equipas regressaram aos seus países no dia 19 de março.

DIA 1 (14 de março)
- Os alunos portugueses que acolheram os parceiros estrangeiros, e com atividades letivas às 8h20, levaram os alunos para as respetivas aulas.
- Às 10h05 (intervalo grande da manhã) professores e alunos foram recebidos ao ar livre com música e dança (com a colaboração do grupo de Ed. Física) e frases de afeto e boas vindas dirigidas pelos alunos do Clube de Teatro. Toda a comunidade escolar pode assistir a este momento.
- Realizou-se uma visita pelos diferentes espaços escolares e às 11h00 deu-se início a uma receção no Auditório da Escola. Após breves palavras de boas vindas dirigidas pela Diretora Amália Fernandes, procedeu-se à troca das caixas de valores – atividade que se iniciou no Encontro Transnacional na Polónia em novembro e que irá decorrer ao longo de todo o projeto nos encontros de mobilidade. De seguida, cada equipa apresentou a sua escola e país: apresentações em vídeo, música, fotografia utilizando recursos multimédia.
- Almoço na cantina da escola.
- Às 14h00 alunos e professores foram conduzidos, na companhia da Diretora do Agrupamento, equipa portuguesa do Projeto e dos alunos portugueses hospedeiros, à Escola do Século onde foram recebidos pelo Vereador da Câmara Municipal, Dr. Luís Diamantino e pela Coordenadora da Escola. Um grupo de alunos do 1.º ciclo dirigiu mensagens de boas vindas usando as línguas dos países parceiros e entregando bandeiras. Após uma visita pela escola, todos se reuniram no ginásio onde se assistiu a um espetáculo de danças poveiras e música interpretados pelos alunos do pré e 1.º ciclo.
- Às 16h00 todas as equipas foram recebidas no Salão Nobre da Câmara Municipal, tendo o Dr. Diamantino oferecido um lembrança poveira a cada um dos presentes.

DIA 2 (15 de março)
- Os alunos estrangeiros acompanharam os alunos portugueses que os hospedaram nas suas turmas.
- Reunião de Projeto entre os professores das equipas.
- Às 10h00 realizou-se uma visita a alguns locais da Póvoa de Varzim e Vila do Conde – Monte de S. Félix, Igreja Românica de S. Pedro de Rates, Mosteiro de Santa Clara.
- Almoço na cantina da escola.
- Entre as 14h30 e as 18h00 os alunos participaram, na biblioteca da escola, numa oficina de formação com o contador de histórias Rui Ramos e que serviu de preparação para o Festival de Storytelling. As diferentes equipas realizaram exercícios de voz e mímica utilizando a lenda do seu país e ouviram o contador de histórias a contar algumas histórias em Inglês.
- Os professores assistiram a alguns momentos desta oficina e realizaram uma 2.ª reunião de projeto.

DIA 3 (16 de março)
 Visita à cidade do Porto (55 participantes – equipas Erasmus+, alunos portugueses hospedeiros e 4 elementos da equipa portuguesa).
A visita teve início no morro de Sta. Luzia em Vila Nova de Gaia. Fez-se a travessia a pé da ponte D. Luís I e parou-se alguns momentos na Sé Catedral.
O percurso continuou até à Livraria Lello onde se permaneceu por algum tempo.
Seguiu-se para a Estação de S. Bento, passando pela Avenida dos Aliados.
Retomou-se a caminhada pela Rua das Flores até à Ribeira. Após uns momentos de paragem para compra de lembranças, realizou-se o almoço no Restaurante “Mercado” no Mercado Ferreira Borges.
A visita continuou com uma passagem pela Igreja de Francisco a caminho do museu “World of Discoveries”, local onde permanecemos durante 2 horas numa visita guiada em Inglês.
No regresso à Póvoa de Varzim, a viagem de camioneta realizou-se pela marginal até Matosinhos.

DIA 4 (17 de março)
- No âmbito da Semana das Ciências na escola, os alunos visitaram o Laboratório de Ciências realizando algumas experiências.
- Os professores realizaram uma Videoconferência na plataforma Etwinning com as escolas da Estónia e Itália.
- Os professores participaram na atividade da Semana da Leitura “Café com Letras” na sala de professores.
- As equipas assistiram e participaram na atividade “Festa da Vida” (Missa Pascal) que se realizou no ginásio.
- Almoço na cantina da escola.
- Professores e alunos dirigiram-se para a Associação Recreativa e Cultural da Matriz, para preparação do espaço e ensaios para a realização do Festival.
- Às 19h00 realizou-se o Espetáculo, aberto a toda a comunidade, de apresentação das lendas de cada país (“The Old Woman's Whitey” da Croácia, “Arturu Legend” de Itália, “Wawel Dragon” da Polónia, “The son of Kalev” da Estónia, “The Jostedal Grouse” da Noruega, “Dede Korkut and the Angel of Death” da Turquia e “Barcelos Rooster” de Portugal). O contador de histórias narrou as lendas em Inglês (cortando com intervenções em língua portuguesa para que todo o público entendesse) e os alunos de cada um dos países interagiram com o contador fazendo uso da mímica e expressão corporal. Foram distribuídos panfletos dos diferentes participantes pelo público. Uma simbiose que resultou perfeita.

DIA 5 (18 de março)
- Devido a condições atmosféricas desfavoráveis, não foi possível realizar a atividade prevista da Semana da Leitura na Rua da Junqueira – “Os escritores saem à Rua”.
No entanto, a atividade realizou-se na escola. Os alunos das diferentes equipas vestiram-se de escritores e personagens de histórias dos seus países. Visitaram salas de aulas e leram para as turmas textos nas suas línguas maternas.
De seguida, e na biblioteca cada equipa declamou poesia e leu pequenos extratos nas suas línguas. No final ouviram-se e dançaram-se músicas tradicionais de cada um dos países.
- Almoço na cantina entre os alunos e convívio durante a tarde com outros alunos da escola.
- Jantar de despedida com a presença de todas as equipas e famílias de acolhimento e outros professores da escola.


O feedback obtido durante a semana, em relação a todos os participantes envolvidos nas atividades e outros atores da comunidade educativa e local, revelou-se muito positivo fazendo realçar que, graças ao esforço e ao empenho de todos, as atividades foram um sucesso e cumpriram com os seus objetivos, tendo servido para enriquecer os nossos alunos, não só do ponto de vista educativo como também pessoal, cultural e social, bem como para criar condições que permitam o alargamento de conhecimentos sobre a cultura, tradições e modos de vida de outros países europeus; aceitar e respeitar os outros, com vista a criar cidadãos Europeus melhores e mais conscientes.
Considera-se que os objetivos específicos deste encontro se concretizaram também com muito sucesso:
- O uso da Língua inglesa como meio de comunicação principal;
- O uso da narração oral como veículo de transmissão de cultura e como ferramenta não formal de ensino que incentiva a partilha, a solidariedade e a criação de laços como valores a preservar e transmitir.
A atividade de storytelling desenvolvida neste encontro irá ter continuidade, desta vez utilizando as ferramentas educativas da Web que irão ser usadas para a construção de um ebook com as lendas de cada um dos países. Os alunos irão participar na construção deste livro usando a plataforma twinspace criada no Portal ETwinning.

Será realizado um questionário de avaliação aos alunos participantes e as conclusões retiradas dessa avaliação serão apresentadas no encontro de formação de professores que se realiza na Noruega no próximo mês de maio.
Será também realizado um relatório com as impressões e registo de algumas vivências das famílias dos alunos portugueses que acolheram os jovens das diferentes nacionalidades.

Por fim e em jeito de avaliação final, considera-se extremamente positiva a execução do projeto neste encontro não só pelo sucesso e concretização das tarefas previstas e que superou as expectativas da jornada pedagógica delineada, e quiçá o mais importante, pelos fortes laços de amizade criados entre professores, alunos portugueses, famílias de acolhimento e os professores e alunos estrangeiros e que transpuseram os limites físicos da nossa escola.


Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe