Mar de Letras
Jornal do Agrupamento de Escolas Cego do Maio
Pesquisa

Semana Missionária
Por Zita Mourão (Professora), em 2015/11/18773 leram | 0 comentários | 159 gostam
Decorreu na primeira semana de novembro, na EB 2.3 Cego do Maio, a Semana Missionária, dirigida aos alunos do 2.º e 3.º ciclo inscritos em EMRC.
Nos dias 4, 5 e 9 de novembro estiveram na nossa escola dois missionários da Comunidade Cristo Betânia, de Vila Nova de Famalicão, o Frei Wilson e Irmão Rodrigo. Vieram falar do modo como vivem os missionários no meio dos povos nas mais diversas localidades do mundo.
Através de fotos ficamos a conhecer as favelas onde viviam pessoas muito pobres.
Para quem não conhece a realidade da missão, ficamos a saber que é um trabalho arriscado, mas de acordo com o testemunho destes dois missionários, é muito recompensador a nível espiritual.
Durante as aulas de EMRC fomos surpreendidos com canções e danças para dar mais animação.
A Comunidade Cristo de Betânea (CCB) é uma associação de fiéis de vida contemplativa e missionária, nascida do Renovamento Carismático. Integra cristãos católicos de todos os estados de vida, capazes de contribuírem para a realização dos seus objetivos e surge ao serviço da Igreja. Como resposta à “cultura tecnocrata feita de homens fora de Deus, sofrendo as consequências psico-espirituais da sua ausência”, a CCB apresenta Jesus Cristo através de uma Nova Evangelização.

Como está organizada a estrutura da CCB?

Como todas as comunidades na Igreja, tem uma coordenação geral e outra local, em cada casa, nas dioceses e países em que está implantada, à qual estão associados os membros externos locais. Como todas as novas comunidades, engloba membros femininos e masculinos de todos os estados de vida e em cada coordenação há representantes de leigos, de consagrados e sacerdotes.

A comunidade tem membros internos – irmãos e irmãs consagrados, solteiros(as) e viúvos – e tem também membros externos: sobretudo casais e pessoas casadas. Os membros externos solteiros podem consagrar-se na comunidade, fazendo os mesmos votos de pobreza, obediência e castidade dos consagrados que residem em casas comunitárias.

Os membros da comunidade distribuem-se por Portugal, Brasil, Timor-Leste, Cabo Verde e Jersey.

Quantas pessoas alcança a acção da CCB?

São milhares de pessoas que têm sido atingidas por acções da CCB através de seminários, retiros, fins-de-semana, cursos de espiritualidade, cursos bíblicos, sessões musicais, acções de rua, festivais, entre outros eventos. Entre as pessoas que seguem a formação e colaboram na acção e manutenção da comunidade, tanto membros como candidatos a membros, internos e externos, bem como associados da Comunidade, pode-se afirmar que ultrapassa os 100 elementos (todos maiores de idade e de todas as idades), dos quais um é sacerdote e outro em breve será ordenado.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe