Mar de Letras
Jornal do Agrupamento de Escolas Cego do Maio
Pesquisa

1.º Encontro Projeto Erasmus+ - Polónia
Por Ana Ribeiro – Be/cre (Professora), em 2015/11/16895 leram | 0 comentários | 122 gostam
O 1.º encontro do Projeto Erasmus+ (VEAC:Values - the essence of an active citizen) decorreu na escola parceira da Polónia - Zespót Szkol Podstawowa im. Kazimierza - na cidade de Pobiedziska.
Neste encontro, que decorreu entre os dias 9 e 12 de novembro, estiveram presentes três representantes de cada uma das escolas parceiras no Projeto (Portugal, Estónia, Itália, Noruega, Croácia, Turquia e Polónia).
A chegada a Varsóvia aconteceu no dia 8, domingo, onde uma professora representante da escola polaca, nos recebeu. No dia seguinte e após uma breve visita pela capital polaca, iniciamos viagem para Pobiedziska (300 km da capital). Entre os dias 10 e 12 reunimos na escola tendo concretizado todos os pontos agendados para este encontro.
Cada país apresentou a caixa de valores ("Box of Values") elaborada na respetiva escola e trocou com outro parceiro. A caixa de valores da nossa escola, muito elogiada, ficou entregue à equipa da Turquia. Nós trouxemos a caixa da escola da Polónia. No encontro que se realizará em Portugal no mês de março proceder-se-à a nova troca de caixas. Até lá, cada escola irá apresentar e discutir com os alunos os valores da escola/país incluidos na caixa pela qual ficou responsável. Na escola Cego do Maio a caixa da Polónia estará na Biblioteca, onde os valores poderão ser analisados com os alunos. Dentro da caixa encontram-se vários objetos e uma pen drive com imagens e mensagens da escola e onde serão colocadas informações da escola por onde passam. A caixa poderá ser levada para as salas de aula (por exemplo nas aulas de formação cívica ou EMRC).
Trataram-se de assuntos relativos à parte administrativa do projeto e aos orçamentos aprovados e relatórios a enviar às diferentes Agências Nacionais e aos meios de comunicação a utilizar nas diferentes fases do Projeto.
A Escola de Itália ficou responsável pela Plataforma ETwinning, onde os trabalhos serão disseminados, no entanto, cada escola parceira participará e terá responsabilidades nesta plataforma consoante os sub projetos a desenvolver.
A 1.ª mobilidade com alunos decorrerá em Portugal entre os dias 14 e 18 de março. Cada escola parceira trará 4 alunos (dois rapazes e 2 raparigas com idades entre os 12 e 13 anos) acompanhados por dois professores. Os alunos serão alojados em casas de alunos da nossa escola. A seleção dos alunos que vão acolher os colegas irá brevemente ser analisada e após uma reunião com a Associação de Pais. Este encontro terá como produto final a realização de um Festival de storytelling. Cada país ira apresentar duas lendas tradicionais e contará com a participação de contadores de histórias profissionais. Estão previstos alguns workshops sobre a arte de contar histórias quer para alunos quer para professores. Todas as lendas e ilustrações compiladas ao longo desta atividade farão posteriormente parte de num livro digital. A planificação desta atividade será divulgada muito brevemente.
Foi ainda assunto de análise neste encontro a situação educativa de cada país no que concerne a estrutura educativa, as taxas de insucesso e abandono escolar. Estas apresentações servirão de base para a elaboração de um questionário a ser dirigido a todos os professores das escolas parceiras. A criação do questionário ficou a cargo da equipa da Noruega.
O encontro de formação de professores na Turquia cujo tema será "Reading the city"e aplicação de novas tecnologias, e que contará com a participação de três docentes de cada uma das escolas, decorrerá entre os dias 16 e 20 de maio.
As datas das mobilidades para o 2.º ano do projeto serão decididas no encontro em Portugal.
Definiram-se as datas para entrega dos logótipos que estão a ser elaborados em cada uma das escolas e que irão participar no concurso que elegerá o Logo do projeto. O vencedor de cada país poderá ser contemplado com uma das mobilidades a realizar com alunos. A votação do melhor logótipo entre os 7 países decorrerá entre 7 e 11 de dezembro em todas as escolas parceiras. Toda a comunidade escolar poderá votar. Os 10 melhores logótipos de cada país constarão de uma galeria virtual na página do projeto do Portal ETwinning.
Definiram-se as datas para entrega dos cartões de Ano Novo que serão elaborados em cada escola e enviados por correio tradicional. Cada escola irá elaborar 60 cartões (10 para cada uma das escolas parceiras) com mensagens de Ano Novo. Todos os cartões elaborados serão de igual modo colocados numa galeria virtual.
Toas as atividades aqui referenciadas e com as quais a nossa escola se comprometeu serão muito brevemente apresentadas à comunidade após uma reunião a realizar com docentes dos diferentes Departamentos.
Por fim, é de referir que a receção de boas vindas na Escola Polaca foi extraordinariamente positiva e o trabalho conjunto e dinâmico realizado com todos os elementos presentes representantes de todos os países envolvidos foi excelente.
Uma partilha de conhecimentos e experiências de salutar e de replicar em cada uma das escolas parceiras.
Um Projeto ambicioso mas com muitas mais valias para todas as escolas envolvidas:alunos, professores e comunidade.


Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe