Mar de Letras
Jornal do Agrupamento de Escolas Cego do Maio
Pesquisa

Lançamento do livro de poesia "Miragens"
Por Be/cre Cego do Maio (Professor), em 2015/05/261040 leram | 0 comentários | 201 gostam
O Diana Bar lotou na Apresentação do livro de poesia “Miragens” da autoria de Fátima Veloso, docente da Escola E.B. 2,3 Cego do Maio, na noite de sábado, 23 de maio.
O evento contou um público bastante diversificado sendo na sua maioria pais, alunos e professores da referida escola. No programa constaram performances nas quais se incluíram várias artes para além da Poesia: artes digitais (com a projecção de um trailer), música, canto, dança contemporânea, ballet, pintura e teatro. Todas estas performances não foram mais do que outros "olhares", outras interpretações dos poemas da obra de Fátima Veloso.
Sob as luzes da ribalta estiveram alunos da Escola E.B. 2,3 Cego do Maio, a Associação de Teatro Pathos, diseurs/poetas e os elementos da mesa: Ana Ribeiro, Amália Fernandes, José Sepúlveda, a autora e Conceição Lima (prefaciadora).
Para além da declamação de alguns belos poemas do livro, a cargo dos Poetas Poveiros, o evento reuniu momentos de animação únicos protagonizados por intervenientes cheios de talento.
Alunos do 5.º C, 6.ºA e F, acompanhados pela professora Ema Nunes, apresentaram dois momentos musicais fantásticos. A aluna Patrícia do 7.º B deliciou com pequenos momentos de Ballet. A Associação Pathos animou os presentes com "À Noite na Biblioteca". O Clube de Teatro da Escola Cego do Maio, dinamizado pela própria autora do livro, apresentou dois momentos teatrais. Por fim, um grupo de alunas do 7.º E rematou o evento com uma dança moderna.
A noite contou assim com momentos mágicos em que as palavras tomaram conta de todos os sentidos dos presentes e terminou com agradecimentos a todos os quantos tornaram este evento, um serão cultural animado e cativante.
O livro é editado pela Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Cego do Maio.
Foi ainda referida a 2.ª edição do livro de poesia "Para Além do Azul", da autora que considera ambas as obras um instrumento ideal para ser utilizado nas escolas como auxiliar no processo educativo, devido à leveza e sensibilidade dos seus versos e à diversidade temática.

Sobre a obra

“MIRAGENS é uma obra poética que atravessa vários temas e estilos de escrita sem se fixar em nenhum em particular.
Numa escrita em que a rima só acontece quando esta lhe acena, as palavras emergem do olhar, do ouvido, da memória, das emoções e do silêncio. Nascem dos sentidos, umas vezes em alerta; outras vezes em letargia, num léxico pictórico alusivo ao mar, às suas gentes, ao país, ao amor na sua nudez e ao sonho.
“Miragens” está povoado de multidões suspensas e de lugares desfocados em azul e sombras, em viagens e paisagens interiores. Numa busca ávida do Belo e do Sublime, o poeta olha-se a si próprio e aos outros como lugares absolutos em versos que ora respiram desalento, ora deslumbramento.
“Miragens” é um livro de poesia polvilhado de leveza e sensibilidade, ideal para ser utilizado nas escolas como auxiliar no processo educativo ou em qualquer lugar em momentos de recolhimento e introspeção.” (Texto da contracapa)

Sobre a autora

“Maria de Fátima Borges Veloso nasceu na Póvoa de Varzim, onde sempre residiu. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Franceses e Ingleses. É professora de Língua Portuguesa do Ensino Básico, no segundo ciclo. Trabalha na Escola E.B. 2,3 Cego do Maio onde é também responsável pelas atividades dinamizadas pelo Clube de Teatro e Oficina de Escrita Criativa.
A paixão pelo ensino da língua materna fez despertar desde o início da sua carreira outra grande paixão: a paixão pela Escrita. Com os alunos, dinamizou projetos de escrita colaborativa, resultando desse processo, a publicação a nível de escola, de três pequenas obras: “Mar, Sempre Mar”; “Num País Chamado «Beiriz» e “Lengalengas, Petas, Letras & Outras Tretas”, tendo esta última sido levada à cena, na rua – no Passeio Alegre, na Póvoa de Varzim, no Carnaval de 2010.
Foi membro do Varazim Teatro, onde fez algumas formações. Participa em eventos culturais onde diz Poesia e dinamiza animações poéticas na escola e em locais públicos.
Publicou um livro de Poesia: “Para além do Azul” e participou em cinco antologias poéticas.
Escreve na ânsia de tocar o Belo e a Luz e pretende que as suas palavras de alguma forma contribuam para um mundo melhor.”

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe